"MEU MÓVEL É CERTIFICADO!": a gigantesca confusão dessa frase.
Hoje em dia, num mundo cada vez mais atento e consciente da importância da sustentabilidade ambiental para o planeta, começa a se tornar imperativo o consumidor basear suas decisões de compra aliadas aos valores de preservação ambiental que acredita.
CENÁRIO ATUAL
Sendo este o cenário, as empresas entendendo o interesse e preocupação do consumidor passam a divulgar as boas práticas sustentáveis em suas comunicações. Cria-se uma aba nova no site para falar de seu compromisso com a sustentabilidade, faz posts sobre o assunto no dia da árvore, do meio ambiente, da Amazônia. Raro é o site de qualquer empresa que não tenha um espaço para falar sobre sustentabilidade. E quando se trata de empresas que vendem móveis com madeira amazônica, todos se tornam amantes e defensores ferrenhos do nosso querido bioma amazônico.
Mas será que todos agem de acordo com seus discursos, “Walk the Talk” como dizem os americanos?
Praticamente todas as empresas ao serem indagadas em um primeiro momento sobre a procedência das madeiras, tem uma resposta de bate pronto:
“Meu móvel é certificado”
A grande maioria dos consumidores, por não entender realmente o que significa “certificação”, entram na conversa ou fazem “vista grossa” para quererem continuar dormindo com suas consciências tranquilas. “O que o olho não vê, o coração não sente!”
Mas, para o consumidor que queira se aprofundar mais no assunto, eu sugeriria uma segunda pergunta:
– Mas é certificado pelo quê, por qual certificadora?
Aí vem uma segunda resposta de bate pronto, convicta:
– É certificado pelo Ibama.
A ILEGALIDADE
Querido leitor, alguma vez você já se gabou de o seu carro ter documento? Isso é meramente a lei. Não existe um certificado do Ibama. O que realmente existe é a exigência legal do DOF (Documento de Origem Florestal) para todas as madeiras brutas de espécies da flora nativa brasileira, que obrigatoriamente precisam acompanhar o transporte da carga.
E aí é que se começa a desmistificar alguns pontos. Sabia que pela lei pode haver uma madeira legal, de uma autorização legal emitida pelo Ibama de supressão vegetal (o nome chique para desmatamento)? Ou seja, uma madeira que contém o DOF emitido pelo Ibama pode vir de uma área de desmatamento da Amazônia.
E, infelizmente, existem inúmeras artimanhas para se “esquentar” madeiras ilegais, oriundas de desmatamentos ilegais, reservas florestais, áreas indígenas, e conseguir num passe de mágica “arrumar” um documento para aquela madeira, o famoso DOF, que a turma apelida de “Certificado do Ibama”.
Há indícios enormes de ilegalidade em uma grande maioria de empresas que compram suas madeiras na Amazônia. As serrarias que estas compram, em sua quase totalidade estão situadas em regiões de altíssimo grau de desmatamento e degradação ambiental.
O que muitas vezes acontece é que estas empresas fazem uma ou outra compra em madeireiras que fazem o manejo florestal, para aproveitarem desta ocasião para fazerem seu marketing, “filminhos e fotinhos” abraçados à árvore.
Mas como conseguimos ter a certeza de que os móveis que estamos adquirindo provém realmente de áreas que se preocupam e prezam pelas melhores práticas ambientais e sociais.
O FSC®
É aí que entra o FSC® (Conselho de Manejo Florestal, em inglês Forest Stewardship Council), um organismo internacional presente em diversos países, e que existe desde 1993 para assegurar que todos os produtos de origem florestal seguem princípios e critérios, elementos essenciais para balizar as regras do manejo florestal.
Florestas que adotam os princípios do Manejo Florestal FSC® são tratadas e manejadas de uma maneira que possibilite que o quanto “colhemos” de árvores de uma floresta respeitará a biodiversidade, os recursos hídricos, os solos, os ecossistemas e as paisagens florestais, além de respeitar a dignidade das pessoas que nela habitam e trabalham. O lema do FSC® é “Forest for all forever”, em português: “Floresta para Todos, para Sempre”. A própria natureza vai se recompondo e possibilitando que esta “colheita” possa ser feita de tempos em tempos, ciclos de 25 a 30 anos.
Florestas que adotam os princípios do Manejo Florestal FSC® são tratadas e manejadas de uma maneira que possibilite que o quanto “colhemos” de árvores de uma floresta respeitará a biodiversidade, os recursos hídricos, os solos, os ecossistemas e as paisagens florestais, além de respeitar a dignidade das pessoas que nela habitam e trabalham. O lema do FSC® é “Forest for all forever”, em português: “Floresta para Todos, para Sempre”. A própria natureza vai se recompondo e possibilitando que esta “colheita” possa ser feita de tempos em tempos, ciclos de 25 a 30 anos.
A NOSSA CERTIFICAÇÃO
E o FSC® tem algo muito interessante. Somos auditados anualmente, além de nossos fornecedores florestais, para assegurar que estamos todos seguindo os mesmos princípios e critérios, por isso, obtemos um código de licença FSC® C002322 para comprovar a nossa autenticidade.
Este é um mundo maravilhoso, mas que infelizmente menos de 2% de toda a madeira nativa amazônica extraída possui essa certificação FSC®, sendo a grande maioria exportada.
Não se deixe enganar na próxima vez que for comprar qualquer produto de origem florestal.
Neste mundo cada dia mais necessitado da verdade, existem instrumentos que possibilitam acreditarmos e seguirmos os nossos valores pessoais. Com isso, consigo “dormir tranquilo” quando coloco a cabeça no travesseiro.
E você? Também está disposto a dormir este sono tranquilo?
Cristiano Valle
Fundador da Tora Brasil
CONTACT
Tel +55 (11) 94745-1576
Rua Afonso Garbuio, 171
Santa Claudina – Vinhedo- SP
CEP 13.284-486
contato@torabrasil.com.br
CONTACT
Tel +55 (11) 94745-1576
Rua Afonso Garbuio, 171
Santa Claudina – Vinhedo- SP
CEP 13.284-486
contato@torabrasil.com.br