Você sabia que a madeira é um excelente isolante natural?

By | 2020-12-18T19:12:22+00:00 18/12/2020|Categories: Sem categoria|0 Comments

O uso da madeira na arquitetura muitas vezes excede seus atributos estéticos e revela funções surpreendentes para isolamentos térmico e acústico. Este material de origem orgânica tem características físicas e mecânicas únicas, que lhe garantem um traço especial: baixa capacidade de conduzir ondas térmicas e ondas sonoras.

A madeira possui um nível de calor específico elevado, ou seja, é difícil e demora muito para que ela fique quente e, ao mesmo tempo, tem baixa condutividade térmica, o que faz com que o calor não se desloque com facilidade pela mesma. Desta forma, o material se torna de grande importância para o desenvolvimento de objetos de uso cotidiano como colheres de pau e fósforos, já que, em ambas as situações, a madeira tem a função de evitar que o calor percorra pelo objeto e dificulte seu uso.

Além de estar presente em utensílios, a madeira tem suas características comumente exploradas na arquitetura e no design, pois suas aplicações vêm sempre atreladas à uma sensação térmica agradável. É possível perceber que um ambiente com assoalho ou uma mesa feita de madeira têm um ar intimista e aconchegante.

Este material em construções funciona para diferentes climas: em regiões frias, a madeira é utilizada para reter o calor no ambiente; já em regiões quentes, sua função é evitar a absorção de calor para o interior das construções.

Já o som, que é uma onda mecânica, se propaga livremente até o momento em que encontra uma superfície. Quando isto acontece, o mesmo pode ser absorvido, transmitido ou refletido – em qualquer uma destas três situações, a onda sofre alterações. A madeira funciona como uma superfície que absorve as ondas, diminuindo ruídos e, assim, trazendo conforto para os ambientes. Por conta desse poder, ela é parte imprescindível da construção e do desenvolvimento de anfiteatros, hometheaters, bibliotecas e salas de cinema. Sua junção com outros materiais como lã de vidro, cortiça e espumas no geral gera uma barreira acústica ainda mais eficiente.

A madeira atende às mais diversas necessidades, pois além de bela e poderosa, é uma aliada para tornar objetos e ambientes mais funcionais, sem contar com seu impacto na atmosfera das obras arquitetônicas. Quando usamos madeira em nossos projetos, recebemos inúmeros benefícios, afinal, sua presença é repleta de beleza, aconchego e personalidade!

Precisa de ajuda? Fale conosco