Nossas peças são produzidas com madeiras provenientes de manejo florestal da Amazônia, mas para isso é importante que estejamos perto de todo o processo, desde a escolha da madeira até a entrega da peça em sua casa. Por isso, o designer e fundador da Tora Brasil, Cristiano do Valle faz viagens diversas vezes por ano para a Amazônia a fim de acompanhar todo esse andamento responsável pela construção de lindas histórias.
A viagem é repleta de adversidades, como a distância entre São Paulo e Manaus, a infraestrutura precária da região e o baixo IDH. Esses desafios acabam impactando no negócio, porém também trazem uma inquietação que instiga Valle à buscar soluções sócio ambientais para a região. Essas viagens ocorrem no período de seca da floresta, da época não chuvosa, que vai de julho a novembro/dezembro, justamente o momento mais apropriado para entrar na floresta. Atualmente, a compra de madeira se concentra no estado do Amazonas, na Precious Woods, empresa de origem suíça que preserva 506mil hectares de floresta amazônica.
Nós dividimos o processo de escolha da madeira em duas partes: a escolha de material na própria serraria, uma etapa em que buscamos a matéria para peças que temos uma rotatividade ou peças sob alguma demanda específica, e a segunda parte, que gostamos de chamar de “caça ao tesouro”, que é justamente quando Cristiano entra na floresta em busca de troncos diferentes para produtos novos e inusitados, normalmente sem demanda prévia, com o intuito de idealizar peças maravilhosas e únicas.
Cada árvore é única, assim como o design de nossas peças, que com sua originalidade levam em conta a naturalidade e integram todas as imperfeições da matéria prima. Foi a partir desta etapa que saíram peças como o aparador Jybá, o Ofurô e a mesa de jantar Rhopalocera – além de outras maravilhas ainda em nossa fábrica!
Mesmo realizando as viagens com o intuito de comprar madeira para produzir as nossas maravilhosas peças, essas viagens não ficam restritas a esta busca. Cristiano sempre procura aproveitar o que a Amazônia tem a oferecer! É possível ter um contato próximo com o dia a dia e a vida dos locais, havendo uma especial troca de cultura, experiências e perspectivas.
Observar o trabalho social que as empresas realizam, assim como o trabalho digno que oferecem, com as melhores condições possíveis para a equipe promovendo o desenvolvimento da região é algo extremamente gratificante. São aventuras essenciais para a Tora Brasil, vivenciando sempre ao máximo toda a experiência, permitindo-nos entrar ainda mais em contato com este tesouro que é a Floresta Amazônica, e nos inspirando cada vez mais a produzir peças através de formatos da natureza e deste ecossistema. Um bom exemplo disto é a mesa de centro Vitória Régia, um produto em que utilizamos rodelas de madeira sobrepostas umas às outras, remetendo à planta nativa da Amazônia do mesmo nome.
“Cada viagem é uma aventura… o céu é maravilhoso, o pôr do sol é coisa de outro mundo. Eu gosto muito da umidade da floresta, então sempre que eu ando por lá é uma sensação única.”
– Cristiano do Valle