Tora Brasil e ESG – um compromisso com a sustentabilidade social

By | 2021-06-25T10:25:33+00:00 25/06/2021|Categories: Tora Brasil|Tags: , , , |0 Comments

Você sabe o que significa ESG? Ao longo das últimas décadas, a discussão sobre o papel de uma empresa na sociedade, ou mesmo do que significa ser uma empresa de sucesso, evoluiu de forma drástica. Da ideia de que o lucro, por si só, justificava as ações corporativas, a despeito dos impactos que causavam, vimos empresários, consumidores e governos exigirem cada vez mais em relação ao meio-ambiente, inclusão social, direitos trabalhistas e administração interna. O ESG é o resultado destas exigências cada dia mais fundamentais.

Criada em 2005 por uma iniciativa das Nações Unidas, ESG é uma sigla para environmental, social e governance, e tornou-se um selo de referência para medir o comportamento das empresas em relação ao meio-ambiente, ao social e à governança corporativa. Nós, da Tora Brasil, acreditamos nestes valores, letra por letra, e por isso falamos sobre a importância do ESG, bem como de todas as medidas que realizamos todos os dias para garantir a sustentabilidade do início ao fim de nossa produção.

E – Trata-se da preocupação com o meio-ambiente. Uso de recursos naturais, gestão de resíduos, poluição, emissão de CO² e Metano, e qualquer outro impacto ambiental que possa ser derivado da atuação da empresa fazem parte do conceito.

Tendo isso como prioridade e buscando a preservação da vida e das belezas naturais de nosso país, todas as peças da Tora Brasil são desenvolvidas com madeira amazônica com o selo FSC®, a mais importante certificação de controle da produção florestal. Além disso, fazemos todo o controle dos resíduos produzidos, bem como da quantidade de água e energia elétrica utilizada em nossa produção.

S –  Diz respeito à parte social, ou seja, à relação da empresa com as pessoas ao seu redor, incluindo não apenas seus consumidores e funcionários diretos, mas também todas as demais pessoas que, mesmo indiretamente, atuam na cadeia de produção.

Ao garantir a procedência e certificação de nossa madeira, a Tora Brasil também garante que todos que trabalham na extração tenham seus direitos humanos e trabalhistas respeitados, impedindo assim o trabalho infantil ou situações análogas à escravidão. Valorizamos nossas relações de trabalho, bem como a saúde e bem-estar de nossos funcionários. Sempre zelamos pela privacidade e segurança dos dados das pessoas e empresas que trabalham conosco todos os dias e trabalhamos seriamente para um atendimento respeitoso e completo.

G – Está relacionada à governança corporativa ou, em outras palavras, à estrutura e gestão da empresa. Ética e transparência na relação com clientes e parceiros, bem como governos e órgãos públicos; política anticorrupção; responsabilidade na remuneração do conselho e funcionários do alto escalão: o termo envolve tudo que se refere à conduta corporativa da empresa.

A Tora Brasil corrobora todos estes valores, garantindo a transparência em sua relação com entidades governamentais e a lisura de todas as suas certidões e certificações ambientais, norteando nossa atuação diária pela ética e responsabilidade.

O ESG é um caminho sem volta, porque as preocupações com o meio ambiente e demais impactos corporativos também são. Todos os dias, um número cada vez maior de investidores e clientes busca essas informações antes de decidir com quais empresas interagir. A questão não se resume mais em apenas quão bom é seu produto e serviço, mas também em como ele é feito e que impactos ele causa, e é papel de toda empresa assumir essa responsabilidade de forma profunda, não apenas como estratégia de marketing, afinal, investir em ESG significa também investir em um mundo melhor.