QR Code: uma forma de mostrarmos exatamente o local que originou a árvore para produzir nossas peças

By | 2022-01-28T16:12:43+00:00 28/01/2022|Categories: Sem categoria|0 Comments

A Tora Brasil sempre foi uma empresa muito preocupada com a sustentabilidade e com questões ambientais. Por isso, buscamos matérias primas de origem confiável e legal da melhor qualidade possível para nossas peças.

Algumas vezes por ano, realizamos viagens específicas para a Amazônia em busca de madeiras com fornecedores confiáveis que possuem a certificação FSC®.

Na próxima vez que estiver com amigos rodeados em nossas peças, conseguirá mostrá-los muito mais do significado da preservação e confiabilidade.

O que é a certificação FSC® e por que ela é tão importante?

O Forest Stewardship Council (FSC®), que traduzido para o português significa Conselho de Manejo Florestal, é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e em todos os continentes.

O seu propósito é preservar o meio ambiente, expandir o uso racional das florestas e garantir seu desenvolvimento sustentável e existência a longo prazo, além de cuidar do desenvolvimento social dos “stakeholders” envolvidos.

A certificação FSC® é importante para atestar toda a origem segura da madeira usada como matéria prima e se esta provém de um manejo florestal, o que garantirá o contínuo desenvolvimento a longo prazo, para que assim as matas possam continuar crescendo, existindo e propiciando o habitat desejável à fauna que lá habita.

Para atingir este objetivo, o FSC® criou um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas de Princípios e Critérios, que conciliam proteção ecológica a benefícios sociais e econômicos para todo o planeta.

Importante ressaltar que o FSC® vai além da documentação do IBAMA. Portanto, toda madeira certificada é também documentada, mas nem toda madeira documentada é certificada. Nós fazemos questão de buscar a maior segurança possível, até porque, infelizmente, uma grande parte da madeira oriunda da Amazônia, mesmo que tenha o DOF, obteve processos ilegais que “esquentaram” o produto.

O uso do QR Code

Pensando nisso, com o intuito de sempre manter a transparência com nossos clientes, arquitetos e parceiros, implementamos um QR Code em cada uma de nossas peças com fins de rastreabilidade e segurança. Cada prancha, tora e bloco da Tora Brasil tem um QR Code com várias informações, como: espécie da madeira, volumetria e informação do DOF (Documento de Origem Florestal). Além disso, há também o ano em que a madeira chegou na Tora Brasil e a empresa pela qual a matéria prima foi comprada, individualizando assim madeira por madeira. Nas peças mais recentes, estamos conseguindo remeter o cliente à uma página onde se vê pelo Google Earth o local exato que se retirou a árvore para a produção do móvel, possibilitando se ver a quantidade de floresta preservada no entorno.

O que é o QR Code?

O QR Code é um código de barras em 2D que utiliza informações tanto no plano horizontal, quanto no vertical (diferentemente de um código de barras comum, que só possui a dimensão horizontal).

Quick Response Code ou QR Code significa “Código de Resposta Rápida”. Foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave (empresa do grupo Toyota) e teve como seu primeiro objetivo catalogar as peças utilizadas nas fabricações dos carros, ajudando assim a linha de produção. Apesar de já existir há quase 28 anos, esta tecnologia vem ganhando cada vez mais forças e destaques nos últimos tempos.

Atualmente, esta ferramenta pode ser lida de forma digital estando em um dispositivo eletrônico ou impresso fisicamente e, de forma geral, é utilizada para fornecer mais informações e/ou conteúdo para aqueles que o utilizam. É possível colocar links, vídeos, músicas, sites, textos, gráficos, imagens, dentre muitos outros dados a serem acessados. Basta apontar a câmera do celular (ou dispositivos específicos de leitura de QR Code) que automaticamente você será direcionado para o que o código está armazenando.

O QR Code está presente em diversos tipos de indústrias, no mercado publicitário, nas redes sociais, nos restaurantes, em bancos, na compra de ingressos e até para realizar pagamentos. São inúmeras as possibilidades e nós não poderíamos deixar de usufruir dessa tecnologia para te entregar ainda mais verdades sobre o nosso processo sustentável.