Parque Ibirapuera

By | 2021-05-14T11:35:29+00:00 14/05/2021|Categories: Tora Brasil|0 Comments

Alguns espaços representam um escape em meio à energia e aos desafios da maior cidade do Brasil, já que suas vivências são acompanhadas de um ritmo frenético cheio de tensão. Este é o caso do Parque Ibirapuera, um pedaço especial de São Paulo que presenteia seus visitantes com momentos  únicos de contato com a natureza.

Inaugurado em 1954, em comemoração ao quarto centenário de São Paulo, o local conta com ciclovias, 13 quadras iluminadas, áreas abertas para shows, pistas de corrida, passeio e descanso, sem contar com as áreas verdes, os prédios públicos, museus, planetário, prédio da Bienal, ginásio de esportes, Museu do Presépio, Museu da Aeronáutica, Museu do Folclore, Obelisco, Monumento às Bandeiras e o Pavilhão Japonês. Reconhecido como o parque urbano mais importante da cidade, seus três lagos artificiais são interligados e somam 1,6 milhão de m2.

Além de uma estrutura impressionante que apresenta diversas oportunidades de lazer, o parque se destaca por sua vasta biodiversidade: são mais de 314 espécies de animais (44 de borboletas, 10 de peixes, 9 de répteis, anfíbios, mamíferos e mais de 200 de aves). Sua fauna também impressiona com sua riqueza, marcada por vegetação de eucaliptal (Eucalyptus sp.), com sub-bosque, bosques heterogêneos, jardins, gramados, alamedas, conjuntos arbóreos homogêneos e brejos.

Algumas árvores se destacam no espaço, como é o caso do Araribá-rosa (Centrolobium tomentosum), da Aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), do Bambu-gigante (Dendrocalamus asper), Cipreste-italiano (Cupressus sempervirens), Ipê-branco (Tabebuia roseoalba), Ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), Ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus), Pinheiro-americano (Pinus elliottii) e da Seringueira (Hevea brasiliensis).

O parque é, além de patrimônio cultural, um patrimônio natural. Medidas para sua preservação são necessárias e vêm sendo aplicadas cada vez mais. O PIC (Parque Ibirapuera Preservação) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e realiza diversas atividades com o foco na sensibilização, conservação e melhorias em áreas verdes e históricas.

Que tal dar uma pausa no ritmo frenético de São Paulo e se conectar com a natureza? Visite o Parque Ibirapuera e prestigie toda sua riqueza de fauna e flora. Os seus horários de funcionamento passam por alterações por conta da pandemia, mas é possível ter acesso a mais informações no site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=14062