O consumo é algo inevitável, mesmo que seja feito de forma consciente. Neste ato, nos deparamos com diversas situações de decisão de compra: vale a pena pagar tanto por um produto como este? Qual o custo benefício? O que ele me proporciona? Qual a sua qualidade? E seu histórico? Quem está por trás dele? São nestes momentos que precisamos ponderar entre o conceito de preço e de valor.
O preço se baseia em características palpáveis, enquanto o valor parte do que é relativo e abstrato. Desta forma, um bem material pode carregar um universo de memórias e significados que vão muito além do número que está escrito em sua etiqueta. Esta observação é passível desde a mais tenra infância: um simples urso de pelúcia pode significar proteção e companhia para uma criança – seu valor é inestimável.
Estas concepções de valor não cabem só à infância – ao longo da vida, o ser humano constrói diversos significados ao redor de objetos. Uma aliança de casamento tem um poder simbólico que vai muito além de uma jóia. Um diploma de faculdade é muito mais do que um pedaço de papel. De certa forma, a vida se resume a diversas criações de valor.
Além da importância dada a um objeto através de seu uso, é possível que, através de seu desenvolvimento, já se inicie um processo de construção de valor. A atenção aos pequenos detalhes e a valorização de boas matérias-primas agregam qualidade e tornam o produto único.
Uma mesa da Tora Brasil tem seu valor construído desde a escolha de uma madeira certificada – que respeita e protege o meio ambiente – até a sua fabricação – ressaltando os detalhes da própria madeira e exaltando sua beleza natural – e cuidados especiais na finalização. Esta peça é muito mais do que uma simples mesa, pois carrega consigo uma história.
Após sua compra, esta peça poderá fazer parte de momentos únicos: um jantar a dois especial, uma ceia de natal, uma conversa decisiva ou até mesmo situações cotidianas, como um café da manhã em família. A partir deste momento, além de todo o valor agregado ao longo do desenvolvimento da peça, ela se tornará ainda mais especial.
Deste modo, consumir de forma consciente também se relaciona com a maneira como vemos e sentimos um produto, reconhecendo o valor de sua matéria-prima, do cuidado e da atenção em seu desenvolvimento e finalização, e do processo criativo como um todo. Uma peça carrega consigo histórias e tem o poder de criar muitas outras. Este é seu mais puro valor.