Mata Atlântica: um dos tesouros brasileiros

By | 2021-06-02T13:59:18+00:00 04/06/2021|Categories: Sem categoria|0 Comments

O Brasil esbanja biodiversidade e conta com diversos ecossistemas que são essenciais para o bom funcionamento não só do país, mas do mundo inteiro. Medidas de proteção são essenciais para preservar estes espaços e garantir que gerações futuras não sejam prejudicadas.

Conhecida como uma das florestas mais ricas em diversidade de vida do mundo inteiro, a Mata Atlântica ocupa o grupo dos maiores biomas brasileiros – junto com a Amazônia, Caatinga, Pantanal, Cerrado e Pampa. A floresta abrange 15% do território nacional e está presente em 17 estados; desta forma, por sua grande extensão, é lar de 72% da população do país.

Sua existência possibilita atividades essenciais para o ser humano, como a agricultura, a pesca, a geração de energia, o turismo e o lazer. Além dos benefícios para a economia, a floresta regula os fluxos dos mananciais hídricos, protege escarpas e encostas de serras, controla o equilíbrio climático e, é claro, preserva um patrimônio histórico e cultural imenso.

Mesmo com toda sua importância, o local, que em 1988 foi reconhecido pela Constituição Federal como um “patrimônio nacional”, sofre grandes riscos todos os dias.

Boa parte dos animais e plantas que estão sendo ameaçadas de extinção pertencem a este bioma. Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica (ONG criada em 1986 com a missão de defender e conservar a floresta), comentou em 2020 que “a ampliação do desmatamento da Mata Atlântica observada mostra que a destruição do meio ambiente não tem ocorrido apenas na Amazônia. E o fato é preocupante, já que restam apenas 12,4% da Mata Atlântica – o bioma é o que mais perdeu floresta no país até hoje”. Mas, afinal, o que pode ser feito para que esta situação seja revertida?

A Lei da Mata Atlântica é responsável por regulamentar a proteção e todos os tipos de usos da biodiversidade e dos recursos da floresta. Além de fiscalizar e garantir uma exploração sustentável, ela cria incentivos financeiros para a restauração de ecossistemas, estimula doações da iniciativa privada e delimita os domínios da mata.

Afora as ações governamentais, é possível que nós mesmos coloquemos em ação alguns hábitos que podem causar um impacto positivo para a Mata Atlântica e para o planeta como um todo – sempre devemos pensar que pequenas ações de muitos indivíduos geram grandes resultados! Se atente ao comprar plantas nativas da Mata Atlântica, principalmente bromélias e orquídeas, para que não sejam extraídas ilegalmente; visite uma área de conservação da natureza; comece a separar os seus resíduos domésticos; compre produtos artesanais de comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas, valorizando a sua cultura e, é claro, opte por peças que utilizem madeira certificada.

A Tora Brasil não busca ser sustentável apenas em seu produto, mas também como empresa, prezando pelo equilíbrio e pela longevidade dos ecossistemas brasileiros; desta forma, temos muito orgulho em afirmar que separamos todos os resíduos que produzimos corretamente, mensuramos a quantidade de água e energia elétrica que utilizamos em nossa produção, além de todas as nossas peças serem desenvolvidas com madeira amazônica de manejo com certificação FSC®. Independentemente da região de extração da madeira, a certificação e a segurança são essenciais.