Iniciativas privadas para a preservação da Amazônia

By | 2021-04-09T17:37:30+00:00 09/04/2021|Categories: Sem categoria|0 Comments

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia é o maior bioma brasileiro, ocupando um território equivalente a 4.196.943 milhões de km². São mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil  espécies de plantas que crescem na Floresta Amazônica (dados do Ministério do Meio Ambiente). Além de ações propostas pelo setor público e terceiro setor, empresas e marcas também têm uma atuação importante para a promoção de um desenvolvimento sustentável da floresta.

Trouxemos alguns exemplos de iniciativas do setor privado que abrangem questões sociais, ambientais e econômicas da Amazônia.

O Grupo Natura prioriza ingredientes da biodiversidade brasileira e estimula a economia sustentável da floresta. Em conjunto com comunidades agroextrativistas, entidades sociais, organizações governamentais e não governamentais, a empresa contribui para a conservaçãode 1,8 hectares da Amazônia (equivalente a 12 vezes o tamanho da cidade de São Paulo). Além disso, através do “Programa Amazônia”, o volume dos negócios movimentados na região é de R$1,5 bilhão. Toda extração é realizada de forma sustentável e ética, por exemplo: quando o açaí é colhido, a empresa contribui para a preservação da mata ciliar em uma área equivalente a 1.200 hectares de floresta de várzea.

Já a Ambev, empresa brasileira focada na produção de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, tem um histórico de atitudes sustentáveis, seja no plantio e extração de suas matérias-primas, seja na fabricação de seus produtos, passando até mesmo pela coleta de suas embalagens. Seu programa “Guaraná de Maués” é uma proposta que tem como intuito melhorar a qualidade de vida da população de Maués (município no Amazonas), onde é produzido o guaraná do refrigerante Guaraná Antártica. Uma das atividades incentivadas pela empresa é a Produção Sustentável, que conta com o apoio técnico do IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia).

Outro bom exemplo é da marca de roupas brasileira Farm, que em parceria com o IDESAM, a One Tree Planted (ONG internacional focada em reflorestamento), a SOS Mata Atlântica e o povo Yawanawa (povo indígena do Acre), plantou 140.000 árvores durante o ano de 2020 na Amazônia e na Mata  Atlântica. No território amazônico, foram plantadas espécies nativas – como Peroba Branca, Castanha, Cacau, Andiroba e Mogno.

A Amazônia tem grande importância para a vida humana ao redor do mundo. Empresas que canalizam uma parte de suas energias no desenvolvimento de um futuro mais equilibrado vêm se tornando cada vez mais importantes. Escolher produtos provenientes de um processo ecológico e socialmente correto é um grande passo que cada um de nós pode dar para proteger a nossa tão amada natureza.