Identidade Visual Tora Brasil

By | 2021-10-08T14:07:47+00:00 08/10/2021|Categories: Sem categoria|0 Comments

Para qualquer marca, um dos aspectos mais importante sempre foi a sua identidade visual, por ser algo que expressa todo o seu posicionamento e como as pessoas a enxergam, muitas vezes sendo através dela que acontece o primeiro contato com o público. Por isso, o logo, a paleta de cores, a iconografia e todos os aspectos do branding devem ser desenvolvidos com um carinho enorme e não foi diferente com a Tora Brasil.

Em 2003, quando Cristiano do Valle estava criando a Tora Brasil e seu primeiro showroom, o engenheiro agrônomo e designer buscou sua amiga Carol Carvalho, na época designer gráfica, para produzir a primeira identidade visual da marca. Cristiano queria algo “clean”, sofisticado e sucinto, que remetesse bem à natureza de uma forma moderna, uma vez que é o que a própria empresa pede, devido aos seus produtos primorosos e contemporâneos.

Foi então, em um almoço, que nasceu o logo da Tora Brasil, a partir de um desenho simples de uma árvore rabiscada em um papel por Cristiano, que possibilitou a Carol desenhar manualmente vários esboços até chegar no logo com 3 traços elegantes, representando o tronco e a copa de uma árvore, com tons de verde escuro e marrom para remeter à floresta, com uma fonte universal, sem serifa, deixando um ar mais moderno à arte. Carol também desenvolveu o convite para o showroom e o primeiro catálogo da Tora Brasil, ambos nessa mesma toada, sempre com os tons da natureza.

                                                

“É inegável que uma boa identidade visual traduz bem o que a marca quer passar e, justamente por isso, essa árvore do logo está sempre gravada nos móveis. Existe uma evolução dela, mas a essência sempre esteve ali e sempre estará.”

Carol Carvalho

Com o passar dos anos, foi preciso atualizar a identidade visual da Tora, para algo mais moderno e condizente com a época. Foi assim que chegamos à Suzana Cersosimo, que nos ajudou a repaginar o nosso logo e o nosso material institucional.

Mantivemos o desenho da árvore por retratar bem a Tora Brasil, fizemos algumas pequenas mudanças, mas que deram um ar completamente novo e moderno ao logo. De cara, já vemos uma suavização nos tons de verde e marrom, que mantivemos, mas dando um contraste maior para eles. Também alteramos a espessura dos traços da árvore, deixando-os mais grossos e, portanto, mais expostos e notáveis.

A fonte foi um elemento que mudou completamente: antes, os caracteres tinham traços mais duros e antiquados; agora, optamos por uma fonte mais orgânica, fluida e elegante, remetendo bastante aos produtos que criamos. A mudança foi extremamente bem-vinda, fez com que o símbolo e a fonte estivessem com uma sintonia muito maior, deixando a composição bem mais agradável e moderna.

 

Quanto ao material institucional, pensamos em evidenciar o fato de nossas peças serem únicas, destacando a sua matéria prima, que é a própria madeira. Com isso em mente, foram incorporados quadrinhos que retratam os diferentes tipos de madeira que utilizamos, as suas marcas de tempo, nós, cores e imperfeições que dão o caráter excepcional às nossas peças.

 

                 

Vemos, hoje, nossa identidade visual como uma extensão de quem somos além de nossos produtos. Por isso, nos preocupamos tanto em evidenciar nosso logo, nossos traços e nossas cores em todas as nossas publicações no ambiente digital e em materiais impressos.