FSC® – o nosso compromisso

By | 2020-01-24T13:15:36+00:00 24/01/2020|Categories: Sem categoria|0 Comments

O compromisso com o desenvolvimento sustentável está presente em toda a cadeia de produção da Tora Brasil. Por isso, nossos produtos são feitos com madeira maciça certificada FSC® (Forrest Stewardship Council), o que garante uma procedência de confiança.

O FSC®, uma associação civil governada por membros individuais e organizacionais, foi criado em 1993 com o objetivo de preservar a Amazônia e outras florestas nativas pelo mundo, estabelecendo o manejo florestal como prática produtiva responsável.

O manejo florestal envolve a utilização dos recursos florestais de maneira responsável, pois não há o desmatamento; ou seja, não é feita a remoção total da floresta, mantendo sua estrutura. Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, “o manejo bem feito segue três princípios fundamentais: deve ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo”.

É aplicada a técnica de exploração de impacto reduzido, visando ao estoque de plantas remanescentes, após um intenso estudo da floresta para entendimento de suas espécies, quantidades e velocidade de crescimento, além de proibir qualquer tipo de  desmatamento.

Para uma operação florestal ter o certificado FSC®, é necessário passar por um processo de avaliação, licenciamento e monitoramento, além das adaptações necessárias para atender às normas. E, claro, tudo dentro da lei: pagamento de impostos, regularização de funcionários, entre outros – o que, honestamente, não é muito comum entre muitas das operações florestais.

Optar por móveis de madeira sem certificação é, claro, escolha do consumidor. Mas é fundamental ressaltar os impactos dessa opção. Operações florestais sem certificação apresentam uma estrutura de custos irreal, já que podem não computar todos os impostos, segurança do trabalho, planejamento para redução do impacto ambiental, entre outros. Além disso, essas operações são as grandes responsáveis pelo desmatamento.

As madeiras certificadas não só custam mais, mas valem mais – nelas, existe o valor da garantia de origem da matéria prima, evidenciando a não exploração irresponsável dos recursos naturais, além de responsabilidade socioeconômica-ambiental.

Aqui na Tora Brasil, reconhecemos o valor que o FSC® tem e não abrimos mão de uma produção responsável.

Precisa de ajuda? Fale conosco