Certificação FSC

By | 2021-05-07T14:03:41+00:00 07/05/2021|Categories: Sem categoria|0 Comments

É comum ouvirmos que é tarde demais para correr atrás do prejuízo causado pelo homem no meio ambiente e que não existe salvação. Porém, nem tudo está perdido: um olhar mais crítico no momento do consumo pode garantir a construção de um presente e de um futuro mais sustentável. Quando o assunto são peças de madeira, dar prioridade para produtos com o selo FSC® é um ato que ajuda a manter as florestas de pé!

Ao contrário do que muitos pensam, deixar de consumir madeira não é a resposta para o combate ao desmatamento das florestas. O que contribui para a destruição da fauna e a flora é o consumo de madeira ilegal, que é infelizmente o problema mais gritante relacionado à extração na floresta Amazônica. Estima-se que 80% da extração anual de madeira da região seja de origem ilegal. Assim, boa parte da madeira nativa consumida pelo brasileiro, principalmente pelo setor da construção civil é fruto de um processo ilegal ou pouco confiável, que gera danos ambientais, sociais e econômicos. Afinal, como podemos consumir madeira de forma correta? A resposta é escolher produtos de empresas com a certificação FSC® – e não somente a documentação do Ibama!

O FSC® é atualmente o selo mais reconhecido ao redor do mundo e está presente em mais de 75 países. O conselho atua de três formas: desenvolve os princípios ou critérios (universais) para certificação, credencia organizações certificadoras especializadas e independentes e apoia o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal.

Este selo garante que a madeira utilizada em determinados produtos seja oriunda de um processo de manejo florestal, que promove uma linha de produção ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável. É importante reforçar que as comunidades florestais do local em que são realizadas as extrações são favorecidas com este processo, já que o bem-estar e o direito dos trabalhadores é uma das exigências que precisa ser cumprida em ordem de receber a certificação.

Quem consome produtos de madeira ilegal acaba apoiando uma prática que está aos poucos destruindo uma de nossas maiores riquezas: a natureza brasileira. Já quando valorizamos e priorizamos empresas que fazem parte de uma cadeia que protege a fauna e a flora brasileiras, estamos fortalecendo essa prática e perpetuando uma atitude de consumo que nos garante um futuro ecologicamente correto. Procure o selo FSC®! Nós, da Tora Brasil, contamos com essa certificação e contribuímos para uma transformação na forma de consumir madeira.