Casa Punta Cana: mesa Rhopalocera

By | 2021-07-02T17:32:19+00:00 02/07/2021|Categories: Tora Brasil|Tags: , , |0 Comments

A Casa Punta Cana foi um desenho idealizado pelos arquitetos Ivo Mareines e Rafael Patalano. A casa foi construída na França e montada na República Dominicana e conta com uma área construída de 1.723 metros quadrados, completamente orgânica com raízes caribenhas, com o objetivo de ser o mais livre possível. Dessa forma, ela é totalmente integrada com a natureza ao seu redor: o jardim e água atravessam a casa.

O projeto tinha como ideia fazer a arquitetura interna com design de autoria, por isso conta com a participação de diversos designers importantes da história do Brasil, como o Sérgio Rodrigues, Carlos Motta e nós, da Tora Brasil, por respondermos a essa estética pensada para a casa. Fomos um dos convidados para ajudar na construção da identidade dessa magnífica planta e nos orgulhamos muito disso.

Algo interessante desse projeto é que ele fica em uma zona sujeita a furacões, então a casa e os móveis precisam ser resistentes a isso, tendo isso em mente, a escolha de utilizar nossas peças, por parte dos arquitetos, cumpriu perfeitamente essa demanda, haja visto que trabalhamos com mobiliários que chegam a pesar mais de 1 tonelada.

“Por que Tora Brasil? Em primeiro lugar, porque é uma coisa que eu gosto; isso não tem explicação, acho bonito, acho lindo… E em segundo, porque eles têm peso e o peso era fundamental.”

Ivo Mareines

Por ser um desenho vivo e que exala arte e harmonia, as nossas peças de madeira tinham complementar esse ambiente de praia e natureza. A partir disso nasceu, entre outras peças, a joia desse projeto, a mesa Rhopalocera – borboleta em latim. É uma mesa inspirada nas asas de uma borboleta, vindo daí o nome, feita a partir do espelhamento de diversas rodelas de madeira, formando um mosaico. Uma peça belíssima, feita exclusivamente para a Casa Punta Cana, em que respeitamos os caminhos da própria madeira, e todos os espaços da matéria foram incrustados com vidro e/ou metal.

Além da Rhopalocera, criamos outras peças exclusivas para esse projeto, como o balcão Boquira para a sala de jantar, feito a partir de um único tronco. Fizemos também mesas de centro destacáveis, como a Puã-Ubá e alguns blocos de madeira para compor o ambiente.

Para nós, fazer parte desse projeto e depois acompanhar todo o envio e a logística até chegar em Punta Cana foi extremamente recompensador e ficamos orgulhosos do resultado.

“Ver que o cliente ficou alucinado e fascinado com as peças foi muito realizador”

Cristiano do Valle