Casa Folha

By | 2021-07-08T14:30:55+00:00 09/07/2021|Categories: Tora Brasil|Tags: , , |0 Comments

A Casa Folha é um projeto feito em Angra dos Reis, com área construída de 800 m² e 4000 m² de área de terreno, criada pelo arquiteto Ivo Mareines e Rafael Patalano. Com um design totalmente inspirado nas raízes indígenas brasileiras,a estrutura da cobertura foi produzida com madeira de Eucalipto vinda da Austrália e de pequenas peças de madeira Pinus, com a intenção de que, vista de cima, o telhado parecesse diversas folhas de palmeira cobrindo todos os cômodos, assim como as áreas livres.

A casa tem como conceito algo muito parecido com a Casa Punta Cana (link pro outro artigo), então é uma planta feita de um jeito que a construção mescla completamente com a natureza, chegando a um nível onde toda a ventilação e iluminação é feita com os elementos em torno da casa. A sensação de dentro é como se estivesse em um contato constante com o meio ambiente, principalmente nos espaços livres, que representam toda a essência desse projeto, sendo, de longe, os espaços mais interessantes da casa.

“A casa é toda aberta, a casa toda respira, recebe o vento de Angra até um pouco da chuva. A pessoa que está na casa folha é uma pessoa que não tem nada entre ela e a natureza.”

Ivo Mareines

Tendo esse conceito em mente, nós, da Tora Brasil, fomos um dos convidados para reforçar essa imagem da casa através dos nossos móveis. Ao mesmo tempo que condiz com a necessidade do projeto de ter peças duráveis, que possam tomar sol e chuva, por exemplo, também são um mobiliário que combina perfeitamente com toda a estética da casa, criando um conforto e harmonia exemplar e única para esse projeto.

“Em relação a nossa arquitetura, eu me sinto super a vontade de usar a Tora Brasil, me sinto muito feliz quando consigo usar. Digo isso com toda sinceridade.”

Ivo Mareines

 Além disso, todo o projeto tinha uma preocupação enorme com a sustentabilidade e ecologia, todos os materiais utilizados têm essa essência, algo que foi um fator decisivo para sermos um dos escolhidos a trabalhar em peças originais para esse projeto. Chegamos a produzir uma mesa de jantar, uma mesa de centro, e o brilho desse projeto, a mesa Rhopalocera, que mais tarde foi usada novamente na Casa Punta Cana.  Com a busca de móveis orgânicos e com características naturais, surgiu o desenho dessa peça, feita a partir do espelhamento de diversas peças de madeira parecendo uma borboleta.

“É muito prazeroso para a gente quando fazemos peças maravilhosas, mas que também estão em um contexto maravilhoso e ver que essa beleza toda vai ser eternizada”

Cristiano do Valle