Becoming Forest Positive

A extração de madeira de forma ilegal é uma das principais causas da destruição de florestas e de desequilíbrios ambientais. No Brasil, o grande impacto causado pela falta de fiscalização e o descaso com a sustentabilidade atingem em cheio a floresta Amazônica, já que abriga 50% da biodiversidade mundial e produz oxigênio através da fotossíntese.

A ilegalidade que permeia a extração de madeira fragmenta o habitat das mais diversas espécies, o que acarreta uma triste perda de biodiversidade, aumento do risco de extinção de animais e perda de serviços ecológicos prestados pela própria natureza, como a manutenção do clima e o ciclo hidrológico.

Mesmo com a desanimadora realidade de degradação das florestas ao redor do mundo, existem iniciativas que promovem a proteção e o uso equilibrado de matérias-primas naturais. É o caso do movimento “Becoming Forest Positive”, desenvolvido pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza) que é uma organização sem fins lucrativos responsável pela defesa da vida.

A iniciativa tem como principal intuito atingir grandes empresas e conseguir que as mesmas se comprometam a desacelerar o processo de desflorestamento que vem acontecendo, além de se comprometer a implementar práticas mais sustentáveis em suas atividades.

O sinal de sucesso desta mudança de comportamento virá das próprias florestas: a natureza tem mecanismos para se expressar, como através de uma copa de árvore coberta por líquen vermelho, que demonstra a pureza do ar, solos férteis ou riqueza de espécies de animais e plantas. Através de técnicas e estudos, é possível manejar de forma positiva a extração de madeira nas florestas e, assim, criar um futuro “forest positive”.

Esta nova perspectiva é construída aos poucos e, através das ações de muitas empresas diferentes, não é uma tarefa simples e muito menos rápida de ser realizada. Grandes corporações estão, aos poucos, canalizando energias para recuperar a fauna e a flora, o que por muitos pode ser interpretado como uma “corrida atrás do prejuízo”.

O consumo consciente é a única saída para mantermos o planeta pulsando e respirando. Nós da Tora Brasil temos orgulho de sempre ter priorizado o uso consciente da madeira e contar com a certificação FSC® (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal). Nossas peças são desenvolvidas através de madeira de manejo, que coopera para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de florestas ao redor do mundo.

Precisa de ajuda? Fale conosco