Aprendizados da natureza: Votu Hotel e biomimética

By | 2021-04-30T10:56:27+00:00 30/04/2021|Categories: Sem categoria|0 Comments

A natureza é uma das maiores aliadas do homem, ainda mais quando ele a respeita e preserva. É importante sempre lembrarmos que podemos aprender muito com a forma como ela se transforma e se mantém forte. Grandes projetos surgem a partir deste aprendizado, como é o caso do Votu Hotel, localizado na Praia dos Algodões (Bahia).

O empreendimento foi desenvolvido em uma área com uma vasta biodiversidade: mar, bancada de corais, manguezais, mata atlântica e lagoas naturais, sem contar que a localização apresenta desafios relacionados a altas temperaturas, índice pluviométrico e salinidade. Desta forma, a GCP Arquitetura & Urbanismo decidiu utilizar técnicas de biomimética para entregar um projeto que oferecesse harmonia com o meio ambiente e muito conforto.

A biomimética é uma ciência que estuda e explora os princípios criativos e as estratégias da natureza. Sua prática resulta em soluções para problemas que unem funcionalidade, estética e sustentabilidade. Estas técnicas podem ser aplicadas em diversos setores, como química, biologia, medicina, agronomia e, é claro, arquitetura.

No Votu Hotel, o principal legado dos conhecimentos adquiridos através da observação da vida natural no espaço destinado ao projeto foi a ventilação natural e constante dos seus cômodos – inspirado pelo Cão de Pradaria, que faz suas tocas no solo com entradas e saídas de ar. Outra inspiração importante foi o auto-sombreamento de alguns cactos, que garantiu uma forma inteligente para o fechamento da construção. Por fim, a cobertura da cozinha do hotel é uma laje jardim, que atua como trocador de calor e é inspirada no bico dos tucanos.

Imagens: Site GCP Arquitetos (http://www.gcp.arq.br/projetos/votu-hotel/)

Estas medidas entregam um ambiente inovador, que gera menos impactos no meio ambiente e tem uma aparência única – o que garante um lugar de prestígio para o projeto no setor arquitetônico. Observar as estratégias desenvolvidas pela natureza que são fruto de milhares de anos de experiência é a mais pura sabedoria. O resultado foi um espaço que respeita o meio em que está inserido e entrega beleza e conforto para seu usuário.

Assim como o homem, a natureza também enfrenta diversos desafios. Aprender e refletir sobre como a mesma se porta em situações de adversidade é uma arte que aos poucos podemos ir dominando. Unir forças com a vida natural é uma prática que valorizamos e temos como um de nossos principais pilares!