A decoração e a escolha para a composição de ambientes, principalmente para a decoração de interiores, depende de muitos aspectos. Cada peça decorativa possui um significado e traz determinada personalidade para a casa. Isto é, a preferência na decoração, seja para consumo próprio ou até para presentear pessoas queridas, vai além de uma mera questão superficial ou simplesmente visual.
A madeira é um exemplo de item que liga questões como aconchego, conexão e histórias ao ambiente no qual foi disposta, externando a sua essência. O mais interessante dos objetos decorativos de madeira é a relação intimista que cada um cria e como possibilita a ponte com a natureza.
Entre exemplos de trabalhos com madeira admiráveis, sustentáveis e que visam estabelecer alguma ressignificação, trazendo histórias profundas para a vivência cotidiana, temos a valorização da madeira em formato de quadro com pinturas.

Por Mariposa Lua
Mariposa Lua trabalha com objetos de decoração natural. Maria Amélia Junqueira, idealizadora do projeto, conta ter iniciado o trabalho com quadros de madeira por não ter encontrado um produto similar e que atendesse às suas expectativas; então, fez por conta própria e começou a venda de seus produtos.
Para ela, a madeira dentro de casa, principalmente como decoração, é o contato que proporcionamos e temos com a natureza, remetendo principalmente a questões como origem, família e infância. Seu trabalho com a madeira consiste na fusão da arte com a natureza. Além da consciência acerca da essência de seus produtos na energia familiar, Maria Amélia também reaproveita a madeira, reutilizando troncos caídos e que não estão sendo usados em sua fazenda, em Colina.
Podemos ver que o pensamento acerca do papel da madeira também se estende para outras ocasiões, como as reuniões entre familiares e amigos para refeições.
As tábuas de madeira, um dos exemplos de itens mais utilizados, não são apenas elementos elegantes para a recepção de amigos, com uma disposição abundante de petiscos saborosos, ou para celebrações, mas são também um processo de significados e simbologias.
Ou seja, o uso desses objetos para ocasiões específicas consiste na materialização do cuidado com o próximo e no acolhimento. Os itens escolhidos para a ocasião dizem muito sobre quem está proporcionando o momento ou recepcionando os convidados.
Da maneira mais pura, a madeira, nesse caso, remete ao cuidado e aos laços que criamos.
Agora, abordando o uso da madeira como jóia rara, em sua forma mais literal, também temos o Estúdio Ripa, projeto que desenvolve peças e acessórios de madeira com um toque contemporâneo, trabalhando também o princípio da sustentabilidade, recriando suas peças a partir de madeira descartada.
Dessa forma, transformar a madeira em peças tão próximas e com uma carga energética poderosa é compreender a sua potencialidade e permitir uma criação digna. De fato, os materiais são elegantes e modernos, mas a filosofia por trás do resgate da natureza, através dessas peças, é o que conduz e o que torna trabalhos como esse tão valiosos e únicos.

Por Estúdio Ripa
Assim, com essas criações tão únicas e deslumbrantes, conseguimos visualizar o processo poderoso de ressignificação da madeira, transformando-a em um objeto cada vez mais próximo e de atribuições diversificadas em nossas vidas. Escolhemos os itens para retratar e testemunhar o que temos dentro de nossas casas e, principalmente, colecionar momentos.
Assim como nós, da Tora Brasil, temos o privilégio de dividir momentos com peças que carregam histórias, singularidades e essências, a arte na madeira pode estar de diversas formas em sua casa.