A madeira e seu significado nas relações humanas

A decoração e a escolha para a composição de ambientes, principalmente para a decoração de interiores, depende de muitos aspectos. Cada peça decorativa possui um significado e traz determinada personalidade para a casa. Isto é, a preferência na decoração, seja para consumo próprio ou até para presentear pessoas queridas, vai além de uma mera questão superficial ou simplesmente visual.

A madeira é um exemplo de item que liga questões como aconchego, conexão e histórias ao ambiente no qual foi disposta, externando a sua essência. O mais interessante dos objetos decorativos de madeira é a relação intimista que cada um cria e como possibilita a ponte com a natureza.

Entre exemplos de trabalhos com madeira admiráveis, sustentáveis e que visam estabelecer alguma ressignificação, trazendo histórias profundas para a vivência cotidiana, temos a valorização da madeira em formato de quadro com pinturas.

 

Por Mariposa Lua

Por Mariposa Lua

Mariposa Lua trabalha com objetos de decoração natural. Maria Amélia Junqueira, idealizadora do projeto, conta ter iniciado o trabalho com quadros de madeira por não ter encontrado um produto similar e que atendesse às suas expectativas; então, fez por conta própria e começou a venda de seus produtos.

 

Para ela, a madeira dentro de casa, principalmente como decoração, é o contato que proporcionamos e temos com a natureza, remetendo principalmente a questões como origem, família e infância. Seu trabalho com a madeira consiste na fusão da arte com a natureza. Além da consciência acerca da essência de seus produtos na energia familiar, Maria Amélia também reaproveita a madeira, reutilizando troncos caídos e que não estão sendo usados em sua fazenda, em Colina.

 

Podemos ver que o pensamento acerca do papel da madeira também se estende para outras ocasiões, como as reuniões entre familiares e amigos para refeições.

As tábuas de madeira, um dos exemplos de itens mais utilizados, não são apenas elementos elegantes para a recepção de amigos, com uma disposição abundante de petiscos saborosos, ou para celebrações, mas são também um processo de significados e simbologias.

Ou seja, o uso desses objetos para ocasiões específicas consiste na materialização do cuidado com o próximo e no acolhimento. Os itens escolhidos para a ocasião dizem muito sobre quem está proporcionando o momento ou recepcionando os convidados.

Da maneira mais pura, a madeira, nesse caso, remete ao cuidado e aos laços que criamos.

Agora, abordando o uso da madeira como jóia rara, em sua forma mais literal, também temos o Estúdio Ripa, projeto que desenvolve peças e acessórios de madeira com um toque contemporâneo, trabalhando também o princípio da sustentabilidade, recriando suas peças a partir de madeira descartada.

Dessa forma, transformar a madeira em peças tão próximas e com uma carga energética poderosa é compreender a sua potencialidade e permitir uma criação digna. De fato, os materiais são elegantes e modernos, mas a filosofia por trás do resgate da natureza, através dessas peças, é o que conduz e o que torna trabalhos como esse tão valiosos e únicos.

Por Estúdio Ripa

Por Estúdio Ripa

Assim, com essas criações tão únicas e deslumbrantes, conseguimos visualizar o processo poderoso de ressignificação da madeira, transformando-a em um objeto cada vez mais próximo e de atribuições diversificadas em nossas vidas. Escolhemos os itens para retratar e testemunhar o que temos dentro de nossas casas e, principalmente, colecionar momentos.

Assim como nós, da Tora Brasil, temos o privilégio de dividir momentos com peças que carregam histórias, singularidades e essências, a arte na madeira pode estar de diversas formas em sua casa.

 

Precisa de ajuda? Fale conosco