A idade da madeira

By | 2020-06-20T12:06:26+00:00 09/06/2020|Categories: Tora Brasil|Tags: , , , , , |0 Comments

Você sabia que a idade da madeira está em seus veios? É possível calcular quantos anos aproximadamente a madeira tem por suas marcas naturais: assim como nós, a madeira é marcada pelo tempo.

Quando o tronco de uma árvore é cortado, é possível notar que existem círculos escuros. Cada círculo desse é chamado de anel de crescimento. Cada anel corresponde a aproximadamente um ano de vida.

Os anéis são contados de dentro para fora, a partir de sua medula. Nas árvores que vivem em regiões de clima temperado, esses anéis são bem fáceis de contar. Já nas espécies de regiões tropicais, como é o caso do Brasil, os anéis são um pouco mais difíceis de definir.

O clima influencia diretamente na formação desses anéis. As árvores crescem mais no período de chuvas e nas épocas mais quentes. Quanto melhores forem as condições climáticas, mais largos são os anéis de crescimento; quando estiver na estação seca, mais fino ele será.

O crescimento das árvores varia de acordo com as questões climáticas do ambiente no qual ela está. Assim, se o clima é favorável durante a maior parte do tempo, ela tende a crescer mais. Se for ruim, com baixas temperaturas e poucas chuvas, menos. Outro fator que determina a idade da árvore é a disponibilidade ou falta de oxigênio em seu ambiente.

Dependendo das características dos anéis, é possível descobrir se há 100 anos, por exemplo, a região sofreu uma grande seca, ou muita chuva. E, nas árvores petrificadas, cientistas conseguem estimar características climáticas de centenas, ou até milhares de anos atrás.

Podemos pensar então, que as árvores, bem como nós, têm suas próprias marcas do tempo – seja ele qual for. Ao trazer um móvel de madeira para dentro de sua residência, trabalho e afins, você está trazendo muito mais que uma mobília. Você está compondo seu ambiente com uma história completa e pronta para crescer ainda mais.

 

Precisa de ajuda? Fale conosco