A história da madeira na construção civil

By | 2021-04-23T11:27:16+00:00 23/04/2021|Categories: Tora Brasil|0 Comments

A madeira está presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia e é, sem dúvida, uma grande aliada do homem. Já comentamos aqui no blog sobre como este material acompanhou a história da humanidade, oferecendo calor, proteção e base para muitas invenções. Hoje em dia, uma de suas principais funções está atrelada ao seu uso na construção civil, por conta de todos os benefícios que apresenta para um projeto.

25 King Street – Localizado em Brisbane (Austrália), é o maior edifício comercial de madeira do país

A princípio, foram os chineses que introduziram o uso da madeira em projetos arquitetônicos com desenhos que têm mais de mil anos. Em seguida, o povo japonês aperfeiçoou a técnica. Por fim, os europeus também se destacaram no desenvolvimento de novas formas de usar este material.

Seja para estruturas temporárias (andaimes e escoramentos), estruturas definitivas (vigas, caibros e pilares), decoração (móveis, esculturas, forros e painéis) e pisos, a madeira tem grande utilidade no desenvolvimento de um espaço. A mesma pode estar presente desde o processo de fundação até o acabamento. É um produto natural que não é tóxico e nem agride o meio ambiente (se certificado), durável e tem um grande apelo estético, o que garante um visual único para os projetos.

Por ser um ótimo isolante térmico, a madeira é protagonista em muitas construções em países frios, já que, desta forma, seus moradores usufruem de uma infraestrutura que os protege e mantém aquecidos, como é o caso do Edifício Mjøstårnet, em Brumunddal (Noruega), conhecido como o maior prédio de madeira do mundo ou até mesmo desta moradia estudantil em Marselha (França).

Segundo Erich Shigue, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), existem maneiras de unir tecnologia ao uso da madeira, como é o caso das crescentes empresas especializadas neste tipo de construção, sem contar que, durante o processo de desenvolvimento do projeto, este material gera menos resíduos e apresenta uma vasta versatilidade arquitetônica.

São inúmeras as formas de explorar todas as características que a madeira tem a nos oferecer. É importante ressaltar que existem diferentes tipos de madeiras e que cada uma pode performar  melhor uma função, por isso, escolha um produto ou serviço de uma empresa que tenha expertise no uso deste tipo de material. Outro ponto essencial é buscar um fornecedor confiável e que siga os procedimentos corretos de extração. Nós, da Tora Brasil, contamos com um processo que preza pelo equilíbrio ambiental do início ao fim da nossa produção.

Em breve, lançaremos um projeto magnífico na Cidade Matarazzo, que contará com a Tora em diversos momentos. Fique ligado em nossas redes sociais!

 30