A biodiversidade e as abelhas

By | 2021-05-21T11:24:49+00:00 21/05/2021|Categories: Sem categoria|0 Comments

Dia 20 de maio é comemorado o Dia Mundial das Abelhas e dia 22 de maio é o Dia Mundial da Biodiversidade. Essas duas datas estão mais interligadas do que você imagina…

Mesmo que pequenos, estes animais têm um impacto imenso no meio ambiente e na biodiversidade do planeta: a extinção das abelhas causaria, em quatro anos, a extinção dos seres humanos! Desta forma, cada vez mais, sua proteção vem sendo discutida.

Cientistas alegam que, por conta do seu poder polinizador – uma de suas funções principais – 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais. Sem elas, não existiriam frutos silvestres, tomates, maçãs, laranjas e muitos outros alimentos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Assim, a extinção das abelhas em escala global representaria uma dificuldade imensa na produção de comida.

Além dos benefícios voltados diretamente aos seres humanos, as abelhas também têm grande importância no mundo animal. É uma verdadeira cadeia: elas polinizam a alfafa (um dos principais alimentos na pecuária), que serve como alimento para o gado; os mesmos provém para a agricultura e para a indústria. Sem essa polinização, toda a linha se quebra. Este é um dos exemplos de uma situação que, sem as abelhas, o ciclo seria rompido. Existem muitos outros que representam danos irreversíveis relacionados a pássaros, insetos e outros animais – todo o ecossistema sofre.

Outro fator que traduz a importância e a profundidade do universo das abelhas é que a presença das mesmas pode ser observada como um indicador de saúde de um ecossistema ou habitat. Suas colônias são desenvolvidas com o intuito de durar muitos anos e, por terem alta sensibilidade para mudanças climáticas, caso o espaço represente algum desequilíbrio, não haverá colônias.

 “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas, não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

Albert Einstein

 Levando todo o poder das abelhas em conta, é possível ter certeza do quão forte é a conexão entre as abelhas e a preservação da biodiversidade. Que possamos sempre refletir sobre o quão sábia a natureza é e como devemos prezar pelo cuidado de todos os seus componentes, sem exceções. A proteção da diversidade biológica é um compromisso de todos: nós, da Tora Brasil, temos orgulho em entregar peças únicas que mantêm o planeta funcionando com toda sua força e beleza!